10 Dúvidas frequentes na academia


Fala galera, aqui vou esclarecer algumas dúvidas de muitos que treinam.

  • O alongamento é importante?
O alongamento Prepara o corpo para a prática de atividades físicas, previne lesões, reduz as tensões musculares e relaxa o corpo deixando os movimentos mais soltos e leves. O alongamento é de extrema importância antes e após atividades físicas.

  • Para que serve o aquecimento?
O aquecimento é de extrema importância, tanto para atividades aeróbias quanto musculares, aumentando a temperatura corporal, aumenta também a força de contração muscular. Em locais com temperaturas mais baixas, o aquecimento deve durar mais tempo, já em locais com temperaturas mais altas, deve ser o contrário.

  • Os exercícios aeróbicos hipertrofiam os músculos?
Não, os músculos só hipertrofiam com exercícios que usam cargas(pesos ou resistência). Os exercícios aeróbicos apenas melhoram o tônus muscular, o que dá um aspecto anatômico mais definido aos músculos, aumento da vascularização, maior eficiência nos trabalhos musculares e melhora a coordenação neuromuscular.

  • Musculação ajuda no crescimento?
Apesar da altura ser um fator determinado pela genética, a prática de musculação auxilia sim no crescimento. Porém os jovens devem tomar cuidado com exercícios de muita carga, pois podem causar inibição dos núcleos de crescimento ósseo, trazendo prejuízos à altura dos mesmos.

  • Musculação emagrece?
O emagrecimento é causado pelo gasto calórico maior que a ingestão. Para emagrecer mais efetivamente, são indicados os exercícios aeróbios.

  • Abdominal elimina gordura da barriga?
Os abdominais eliminam sim gordura da barriga, porém para ter uma perda de gordura mais efetiva, deve-se ter a prática de exercícios aeróbios e uma dieta balanceada de acordo com as necessidades do indivíduo.

  • Quais os principais fatores que contribuem para a hipertrofia?
A musculação é um investimento que você só notará diferenças a longo prazo, não tem mágica pra crescer em apenas uma semana ou um mês de treino. Dentre os principais fatores para a hipertrofia muscular se encontram: Genética, alimentação, treinamento e dedicação.

  • Devo fazer sempre a mesma sequência de exercícios?
Quando você repete os mesmos exercícios na mesma sequência por muito tempo, o músculo adapta-se àquele programa e o treino perde um pouco a efetividade. Procure aumentar o peso a cada mês, ou a cada dois meses, mude seu programa de treino a cada três meses.

  • Como deve ser a velocidade das séries?
Dúvida de muitos, como devo executar o exercício? Rápido? Lento? Ou os dois? A repetição lenta causa mais microrrupturas nas fibras musculares, no processo de reparo dessas microlesões, o corpo refaz as fibras, que ficam um pouco mais volumosas. Portanto, se seu intuito é a hipertrofia, exercícios com repetições mais lentas são o segredo. Se você executa o movimento mais rápido, ocorre um cansaço mais rápido, e você acaba queimando gordura, e as vezes isso pode levar ao catabolismo(perda de massa magra) .

  • O que comer no pré e pós-treino?
A alimentação pré e pós-treino deve priorizar o consumo de carboidratos e proteínas, os carboidratos são necessários para que não haja consumo da proteína que há no músculo como fonte de energia, preservando a estrutura muscular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema muscular

Dicas para definir o abdômen

Suplementos alimentares: Whey protein