Diferença entre os estímulos tensionais e metabólicos
Você chega na academia e realiza 15 repetições de um exercício com intervalo de 30 segundos entre as séries, isso estimulou determinadas reações musculares. Agora, fazendo o mesmo exercício até a falha usando 90% de 1RM com um intervalo maior, os estímulos no músculo foram diferentes dos primeiros. Isso por que existem dois tipos de estímulos: Tensionais e metabólicos. Vamos nos aprofundar mais um pouco neles.
- O que são estímulos tensionais?
Os estímulos tensionais atuam diretamente nas fibras musculares, aumentando as microlesões, e também promove o aumento da quantidade de miofibrilas em cada fibra muscular, conhecido como hipertrofia miofibrilar. Sendo assim, o estímulo tensional está relacionado ao alto nível de tensão que é imposto ao músculo, através de um peso elevado a ser "vencido". Logo, quanto maior o peso, maior será a carga tensional imposta. Grandes sobrecargas são feitas com menos repetições em um curto período de execução.
É importante mentalizar que a execução do exercício tem que ser correta, independente do estímulo ou objetivo. Não adianta colocar 100 kg num supino reto se você não consegue executar o movimento com técnica, isso poderá resultar em uma lesão. Resumindo... O treino tensional é aquele que você realiza com cargas elevadas, menos repetições e maior tempo de descanso entre as séries.
- O que são estímulos metabólicos?
O estímulo metabólico vai fazer com que as células musculares sofram um maior estresse bioquímico por causa do maior tempo de execução de cada série, com um menor número de carga. Há também o aumento dos processos de produção energética, caracterizando uma maior carga metabólica. Essa sobrecarga metabólica contribui para o aumento do volume muscular, através do aumento dos substratos energéticos sarcoplasmáticos, aumento também da vascularização.
Este tipo de estímulo é caracterizado pelo alto número de repetições, que consequentemente leva a um tempo mais prolongado de execução de cada série de um exercício. Podem ser citados como exemplos de métodos de treino que utilizam estímulos metabólicos o super-set, o drop-set e o bi-set.
- Qual o mais eficiente?
Ambos os treinos tem sua particularidade, há quem diga que um é mais eficiente que o outro. Porém eu os vejo como complementares, podendo ser trabalhado no modelo de periodização, que consiste em fazer a troca de tipo de estímulo a cada mudança de treino. também há quem diga que o metabólico se encaixa melhor na fase de cutting e o tensional na fase de bulking. Não deixe de ter um acompanhamento profissional, ele é muito importante para explorar melhor seu potencial.
Comentários
Postar um comentário