Suplementos alimentares: BCAA

Todo mundo já ouviu falar de BCAA, em diversos meios de comunicação. Mas afinal, o que significa BCAA? BCAA é uma sigla em inglês que significa Branched Chain Amino Acids(Aminoácidos de cadeia ramificada). Para saber o que é o BCAA, primeiro você deve saber o que é um aminoácido. Explicando de uma forma bem resumida, um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila, simplificando, é um pedacinho de proteína. Para que as células produzam suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
Temos dois tipos de aminoácidos:

-Aminoácidos essenciais: São aqueles que não são produzidos pelo corpo, têm que ser ingeridos na alimentação. São eles: Fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.

-Aminoácidos Não-Essenciais: São aqueles que nosso corpo consegue produzir. São eles: Alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina.


  • Entendendo o que é BCAA
O BCAA é constituido de três aminoácidos essenciais: Valina, isoleucina e leucina. Ele é de especial interesse para esportistas pois pode ser usado para produzir energia ou construir novas proteínas. Embora possa ser encontrado nas proteínas completas, como carnes, pesquisas apontaram que sua ingestão é benéfica, principalmente no período de Pré e Pós-treino. Durante o exercício, o corpo entra em estado catabólico se não tiver os nutrientes suficientes, o BCAA evita esse estado catabólico.
  • Por que tomar BCAA?
O BCAA tem um papel muito importante na recuperação das lesões musculares causadas durante o treino de musculação, se o corpo não tiver os nutrientes necessários o corpo entra em estado catabólico e começa a utilizar dos aminoácidos presentes nos músculos para suprir a necessidade energética, o resultado isso é o catabolismo muscular. O BCAA estimula a produção de insulina, um hormônio altamente anabólico, sua elevação melhora a absorção de aminoácidos e nutrientes, servindo de matéria prima na produção de músculos, também aumenta a entrada de glicose nas células, aumentando consequentemente a energia durante os treinos.
  • Ingestão do BCAA
A quantidade de BCAA consumida diáriamente é variável para cada indivíduo, dependendo também da alimentação. Porém estudos indicam que ele tem a recomendação de 0,20g/kg o que em média para uma pessoa de 75kg daria 75x0,20 = que daria 15g. Quantidades menores também são aceitáveis, porém os resultados não serão os mesmos.O BCAA Pode ser ingerido antes do treino para aumentar o rendimento do treino, depois do treino para interromper o catabolismo gerado pelo treino e durante o dia para diminuir ao máximo a perda de massa.

  • BCAA em pó ou cápsulas?
Há um consenso de que qualquer suplemento alimentar em pó tem uma absorção muito melhor que os em cápsulas, pois tem uma maior superfície de contato, facilitando assim a absorção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema muscular

Dicas para definir o abdômen

Suplementos alimentares: Whey protein