Suplementos Alimentares: Maltodextrina
Durante os exercícios, os nossos músculos utilizam o glicogênio como fonte de energia. Porém, quando ele acaba, os músculos entram em fadiga e fica bem difícil de continuar o treino. Por isso, a ingestão de carboidratos durante a musculação é tão importante. Eles serão metabolizados e aumentarão os níveis de energia muscular permitindo que você dê continuação à musculação sem prejuízos.
- O que é e o que faz a Maltodextrina?
É um carboidrato complexo, de absorção lenta, que se desenvolve a partir da quebra das moléculas do amido com a adição de água. Ela possui polímeros de dextrose que são metabolizados lentamente, fornecendo energia por mais tempo, pois ela vai liberando glicose gradativamente no sangue. Os polímeros de glicose no sangue aumentam o nível de insulina na corrente sanguínea, é o chamado "pico de insulina". Tem como principal função fornecer energia para as atividades físicas e auxiliar na construção muscular. Muito usada por jogadores de futebol, basquete, maratonistas, e também pela maioria dos praticantes de musculação.
- Os benefícios
Ela é ideal para manter os níveis de glicose no sangue na medida certa durante um grande espaço de tempo evitando problemas como a hipoglicemia. Uma queda da glicose pode desencadear uma série de problemas no organismo como a hipotensão arterial. Sendo mais funcional para quem pratica corrida ou outros esportes como tênis ou natação. Para quem pratica exercícios resistidos como a musculação, a maltodextrina é indicada para evitar o catabolismo muscular.
- Como consumir?
Para aqueles que praticam atividades aeróbicas, o ideal é consumi-la antes e durante o treino. Já para os praticantes de musculação, o consumo deve ser feito imediatamente após o treino, se possível, acompanhado de whey protein. Há vários sabores de Maltodextrina, desde frutas vermelhas até laranja para você consumir de acordo com a sua preferência.
Para encontrar a quantidade de maltodextrina adequada para você, será preciso a ajuda de um profissional, porém, existe uma quantidade média que pode ser ingerida. Cerca de 1 a 3 colheres de sopa para diluir em 250 ml de água.
- Quem pode ou não consumir?
- Risco da superdosagem. Engorda se consumida em excesso?
Quando uma grande quantidade de maltodextrina é ingerida forma-se o pico de insulina. Isso pode levar a uma hipoglicemia momentânea e também a acessos de vômito e muita náusea. Também pode haver o acúmulo de uma grande quantidade de gordura se houver carboidrato em excesso circulando no seu organismo. Caso ele não seja utilizado será armazenado nas células adiposas com a ajuda da insulina que acabou de ser liberada.
Comentários
Postar um comentário