Suplementos alimentares: Creatina

Nessa postagem venho esclarecer algumas dúvidas de quem vai começar a tomar a famosa creatina, porém tem medo de ter algum efeito colateral ou não tem ideia de como ou quando tomar.


  • O que é? 
A creatina nada mais é que uma reserva energética, mais usada pelos nossos músculos, sintetizada naturalmente no fígado e no pâncreas. Composta por arginina, glicina e metionina, pode ser encontrada em pequena quantidade na carne vermelha e peixes.



  • Como funciona a creatina?
Quando há a contração muscular, é usado uma molécula de ATP, fonte primária de energia, então a molécula de ATP perde um fosfato e vira ADP. O fosfato de creatina age fornecendo fosfato para o ADP, o que evita que seja realizada muita glicólise, que tem como produto ácido lático, reduzindo por conseguinte as câimbras musculares, que são causadas pelo acumulo de ácido lático no músculo.


  • Como tomar?
Existem muitas formas de ingerir, porções de 3 gramas ao dia são as indicações de fábrica, porém estudos indicaram que 5 gramas ao dia podem trazer melhores resultados e não prejudicam se tomada de forma correta. Ingerir 3 litros de água por dia é a quantidade que eu indico, pode ser que alguém não concorde, porém estou falando na minha concepção. Existe também uma forma chamada de Saturação, na qual consiste em ingerir 20 gramas por dia, em doses de 5 gramas durante cinco dias, e depois continuar tomando 5 gramas por dia, porém nunca utilizei essa, e os resultados seriam iguais aos atingidos se tomada de forma normal.

  • Qual o melhor horário para tomar?
A creatina não tem efeito imediato como outros suplementos como a cafeína, que por exemplo você toma agora e já está sentindo os efeitos em alguns minutos. A creatina é de efeito acumulativo, ou seja, a dose que você toma hoje não influencia em nada no treino do mesmo dia, por isso é indicada a ingestão de creatina até nos dias que você não treina.
É comprovado cientificamente que a ingestão dela junto com uma porção de carboidratos melhora a absorção da mesma. Ela pode ser ingerida no pré ou pós treino, vai da escolha de cada um, já que não há influência no treino do mesmo dia.


  • A creatina engorda ou emagrece?
A creatina não tem efeito termogênico, como a cafeína, então já se pode concluir que ela não emagrece, ela proporciona um aumento da massa magra, porém se alguém toma creatina e tem uma alimentação totalmente errada, não vá esperar resultados muito visíveis. Ela pode dar uma sensação de que você emagreceu, por causa do aumento de massa magra.

OBS: Antes de ingerir suplementos procure algum profissional da área esportiva para lhe indicar o que tomar e como tomar, cada pessoa tem seu organismo, e o que vem no pote do suplemento pode não atender a você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância dos exercícios físicos

Sistema muscular